Museu Do Escutismo

Museu do Escutismo, situado no norte de Portugal, a 2 Km do centro da cidade de Braga, è uma iniciativa de Custódio Barros, escuteiro do C.N.E. e dirigente no Agrupamento 12 de S. Martinho de Dume.
Este Museu do Escutismo, em S. Martinho de Dume, poderá ser entendido como um Museu-Escola. Isto porque a sua missão principal é ajudar a promover a divulgação de conhecimentos de Escutismo Nacional e Internacional, sustentados em símbolos e objectos muito diversos, referenciados com a temática escutista. Estes artigos escutistas encontram-se organizados e expostos em diferentes colecções, distribuídas por vitrinas e estantes bem iluminadas. Eles concretizam e recordam muitas atividades já realizadas no longo de anos passados, foram aplicados por Escuteiros e suas Associações em países localizados nos diferentes quadrantes geográficos mundiais.
O Escutismo sempre adotou simbologias para reconhecer e testemunhar o desenvolvimento educativo nos seus jovens filiados. São representados em objetos muito variados, como forma de identificar o Movimento e o progresso educativo dos seus jovens, com respeito pela metodologia escutista.
Os símbolos ou representações visuais da temática Escutista são normalmente idealizadas e produzidos em objetos simples e ilustrativos, muito diversificados que se projetam ao longo dos tempos. De forma muito variada e criativa, assinalam acontecimentos e atividades locais, regionais, nacionais e internacionais, que estimulam e promovem a identificação pessoal e coletiva dos jovens escuteiros.
